A importância de estratégias para reforçar a cultura empresarial: como fazemos aqui no R|Fonseca?

por
compartilhe
A importância de estratégias para reforçar a cultura empresarial: como fazemos aqui no R|Fonseca?

Na semana passada, no dia 5 de abril (quarta-feira), realizamos aqui no R|Fonseca um evento para receber alguns empresários que fazem parte do grupo do G4 em Minas Gerais. Entre os assuntos tratados durante os preparativos, um deles foi a questão da cultura dentro de nossa empresa e das estratégias para reforçá-la.

Inspirada pelas trocas que ocorreram durante o evento, resolvi escrever sobre alguns caminhos que tomamos aqui no R|Fonseca para manter e reforçar nossa cultura, nos preocupando com traduzir sua importância e envolver todos nossos colaboradores nessa construção.

Muitas vezes, a cultura é muito clara para os sócios e gestores, e nem tanto para os demais colaboradores; assim, ela falha em cumprir sua função. A equipe toda deve estar alinhada com a cultura para que ela possa fazer sentido e funcionar. Alguns exemplos de ações que têm funcionado para nosso escritório são: os comitês de cultura, as reuniões all-hands, o envolvimento dos familiares e a criação de tradições e símbolos próprios.

Antes de falar sobre os comitês e reuniões, ressalto a importância das pautas preestabelecidas, da hora e data marcada e fixas, com certa regularidade, para que os envolvidos consigam sempre deixar esse tempo reservado em suas agendas e não correrem risco de coincidirem com outros compromissos. Também recomendo que sejam encontros curtos, de 15 ou 30 minutos, para não interromper o fluxo de trabalho. Para conseguir essa objetividade nos encontros, é necessário seguir com consistência a pauta.

O comitê de cultura é formado pelos líderes e por mim, que sou Diretora de Pessoas e Performances no R|Fonseca. Nós realizamos esses encontros a cada quinze dias, com o objetivo de realizar um acompanhamento de quaisquer acontecimentos desde a última reunião e o compartilhamento de experiências, mostrando o caminho a ser seguido para resolver determinadas situações do local de trabalho ou até mesmo nas relações com clientes e fornecedores.

Esse acompanhamento deixa claro a cultura da empresa, porque a cultura é a grande responsável por orientar nossas escolhas e passos no dia a dia operacional. Com os aprendizados desses encontros, os líderes podem replicar essas atitudes diante de situações semelhantes que ocorrerem, com a tranquilidade de que estão agindo de acordo com os valores do escritório. Além disso, os líderes transmitem isso para seus liderados, tendo o papel de propagadores da cultura para o restante da organização em seus respectivos times.

As reuniões all-hands acontecem toda segunda-feira, também seguindo uma pauta previamente estabelecida, e são conduzidas pelo Renner, nosso CEO. Ele traz sempre um tema, não necessariamente de cunho técnico, para orientar o encontro. Nós falamos sobre espiritualidade, valores, motivação etc., sendo um bate-papo bem leve e fluido para começar bem a semana e que também reforça a cultura que queremos passar.

Um outro ponto que estamos desenvolvendo cada vez mais é o envolvimento dos familiares dos colaboradores. Claro, não estamos falando de envolvê-los no dia a dia técnico da empresa, mas sim de transmitir os valores que o R|Fonseca representa para que reconheçam e valorizem o local de trabalho daquele ente que é nosso colaborador e está inserido em nossa cultura.

A criação de tradições e símbolos da empresa também é um ponto chave para reforçar a cultura. Aqui no escritório, por exemplo, toda vez que fechamos um contrato, tocamos um sino e comemoramos, vibramos e parabenizamos o time responsável. Além disso, também temos treinamentos que ocorrem quatro vezes ao ano, e demos o nome de “Dia R” a esse evento.

Todas essas iniciativas, que ocorrem com regularidade e se tornaram tradições nossas, ressaltam a cultura do R|Fonseca, evolvem nossos colaboradores e fazem todos se sentirem parte de algo maior. Muitas vezes a importância da cultura empresarial é subestimada; entretanto, ela se mostra fundamental como estratégia para garantir a produtividade, a satisfação geral do colaborador e até mesmo a retenção de talentos. Além de que um ambiente com a cultura forte e alinhada se traduz no desempenho e fica claro até para os clientes.

Empresários e gestores, não deixem de avaliar a situação da cultura empresarial em sua corporação. Aplicando algumas estratégias como as citadas, você pode ver resultados incríveis em pouco tempo e levar sua empresa a um novo patamar na gestão de recursos humanos.

 

Texto escrito por Carolina Vieira, sócia do R|Fonseca – Direito de Negócios.