Governança corporativa: Por que se preparar previamente para os conflitos entre sócios?

A governança corporativa é uma excelente estratégia para mitigar os conflitos e gerar alinhamento de interesses entre os sócios.

por
compartilhe
Governança Corporativa

A governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas. A sua finalidade é preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da companhia, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão, a longevidade dos negócios e o bem comum.

Para alcançar essa finalidade, as práticas de governança são divididas em quatro principais dimensões: estratégica, societária, financeira e de riscos. Dentre as quatro citadas, ousamos a dizer que a dimensão societária é a que precisa de mais atenção e formulação de estratégias desde o início das operações da empresa.

Sabemos que assim como em um casamento, no início são tudo flores. A boa relação entre os sócios pode dar a falsa impressão de que nas situações de conflito, a boa convivência e o interesse comum pelos negócios, serão suficientes para resolver os problemas. Porém, nos momentos de confronto a boa convivência cai por terra e o interesse em comum, muitas vezes, deixa de existir.

Diante desse cenário é que verifica-se a necessidade de ter-se estabelecido regras claras desde o início da constituição da sociedade. O contrato social e os estatutos já deveriam prever as formas de resolução de possíveis conflitos entres os sócios desde a sua elaboração. Afinal, o contrato é feito em tempos de paz para ser usado em tempos de Guerra.

Independente do ramo de negócios, as empresas nascem com um objetivo em comum: crescer e prosperar. Assim como em nós seres humanos, o crescimento é disruptivo e causa conflitos internos, no ambiente corporativo não é diferente. A realidade dos negócios é marcada por constantes confrontos, tanto externos, com os concorrentes, quanto internos, entre os interesses dos próprios sócios.

A empresa que cresce é aquela que consegue com maestria equilibrar todos os fatores e usa de inteligência estratégica para não deixar que confrontos, internos ou externos, abalem sua estrutura. Nesse sentido, as práticas de governança corporativa, dentro da dimensão societária, existem para regular e harmonizar as relações entre sócios, prevenindo os conflitos internos com foco na perpetuidade da empresa.

O R| FONSECA – Direito de Negócios é especialista em processo de Governança Corporativa e conta com um time de especialistas que ajudam a empresas de diversos portes a crescer através desse mecanismo. Vamos conversar?

Acesse nosso blog e encontre diversas informações sobre Governança Corporativa e outros temas de interesse da sua empresa.

Clique aqui para falar com um especialista