Princípios da Governança Corporativa e os benefícios para uma empresa

A Governança Corporativa corresponde ao conjunto de processos, costumes e leis que norteiam a forma como uma organização é administrada, fundamental para o seu desenvolvimento sustentável. Entenda mais sobre!

por
compartilhe
Princípios Governança Corporativa

Segundo o IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa,

“Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.”

O primeiro passo para implementar uma Governança Corporativa é conhecer os seus quatro princípios básicos:

Transparência (disclosure)

Consiste no desejo de disponibilizar diversas informações para as partes interessadas, indo além daquelas impostas leis ou regulamentos. Não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores que norteiam a ação gerencial e que conduzem à preservação e à otimização do valor da organização.

A transparência pode ser entendida como informação de qualidade, que deve ser precisa, completa e atualizada. Uma contabilidade bem estruturada é fundamental para o cumprimento desse princípio.

Equidade (fairness)

Caracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders), levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas. Uma boa governança irá garantir uma maior justiça nas relações internas de um negócio.

Prestação de Contas (accountability)

Os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso e compreensível, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis.

Responsabilidade Corporativa

Os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional etc.) no curto, médio e longo prazos.

Portanto, adotar uma postura de compromisso e dedicação para com a empresa é a essência da responsabilidade corporativa

De que forma esses princípios beneficiam a minha empresa?

Os benefícios decorrentes da aplicação desses valores são diversos, sobretudo na garantia da estrutura funcional da empresa. A Governança Corporativa garante que a companhia será guiada por uma visão estratégica, isenta de influências pessoais por objetivos particulares, focando no sucesso da empresa e na concordância com os valores morais; garante sobrevivência diante as mais variadas adversidades, internas ou externas, seguindo a mesma estratégia de tomada de decisões inteligentes e embasadas; transmite maior confiabilidade, seja aos consumidores e à sociedade civil, aos investidores e potenciais investidores e até mesmo aos bancos, facilitando a obtenção de empréstimos.

Além das vantagens de médio e longo prazo, que virão junto da evolução da companhia, a Governança Corporativa também facilita o dia a dia das operações na empresa de forma imediata, pois serve como um norte que guia as atividades e decisões tomadas nos variados níveis de funcionamento interno, garantindo maior segurança e eliminando riscos financeiros ou jurídicos pelo caminho.

Gostou desse conteúdo? Acesse nosso blog e encontre diversas informações sobre Governança Corporativa e outros temas de interesse da sua empresa.

O R| FONSECA – Direito de Negócios é especialista em processo de Governança Corporativa e conta com um time de especialistas que ajudam a empresas de diversos portes a crescer através desse mecanismo. Vamos conversar?

Clique aqui para falar com um especialista