Governança Corporativa para pequenas, médias empresas e startups

Não são só as grandes empresas que podem implementar os princípio da governança corporativa; saiba a importância deles para pequenas, médias empresas e startups

por
compartilhe
Governança pequenas e médias empresas

As pequenas, médias empresas e startups precisam definir “como” e “o que” deve ser feito. A Governança Coorporativa pode ser uma excelente ferramenta para definir os objetivos e ajudar no crescimento saudável das empresas, independente do porte da companhia.

Ao longo da nossa jornada sobre Governança Corporativa, percebemos que existem duas perguntas recorrentes que merecem ser esclarecidas:

  • O processo de Governança Corporativa pode ser implementado em pequenas e médias empresas?
  • Quais seriam as principais dicas para implantar a Governança nessas organizações?

Iniciamos nossa resposta relembrando que a Governança Corporativa corresponde ao conjunto de processos e costumes que irão estabelecer a forma pela qual uma organização será administrada. Considerando que todas as empresas precisam definir “como” e “o que” deve ser feito, podemos concluir, então, que Governança Coorporativa pode ser implantada em qualquer organização, independentemente do seu porte.

É necessário que, que no momento da implementação da Governança Corporativa, a empresa observe estes quatro pilares:

  1. Tratamento igualitário entre as pessoas que se relacionam com a empresa;
  2. Transparência nas relações, seja com terceiros ou com colaboradores internos;
  3. Responsabilidade pelos atos e ações tomadas;
  4. Manutenção de uma estrutura empresarial que assegure atitudes responsáveis e éticas.

Esses são os quatro princípios que devem guiar todas as práticas em uma empresa, visando uma relação sustentável entre seus colaboradores e stakeholders. Independente do porte, a empresa que mantém esses 4 pilares como condutores das suas tomadas de decisões está orientada a um futuro bem-sucedido e com menos conflitos ao longo de seu crescimento.

E as startups?

Startup é um modelo de empresa que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, e se caracteriza por objetivar um crescimento exponencial a partir de uma ideia inovadora. O próprio nome, que vem do inglês e remete ao começo de algo, evidencia o caráter inventivo desse modelo de negócio.

Segundo levantamento da Fundação Dom Cabral, uma em cada quatro empresas criadas morrem em seu primeiro ano de vida, dados alarmantes para colaboradores e investidores de startups. Entretanto, uma forma de escapar dessas estatísticas é implementando o sistema da Governança Corporativa desde o princípio, através dos quatro pilares.

Geralmente, as startups começam com um número de funcionários reduzidos. Entretanto, isso não implica na dispensabilidade de um sistema de Governança Corporativa. Como as startups são empresas de alto investimento (e alto risco), os quatro pilares da Governança Corporativa se tornam válidos desde o primeiro momento, principalmente para orientar a empresa ao crescimento sustentável, responsável e seguro.

Acesse nosso blog e encontre diversas informações sobre Governança Corporativa e outros temas de interesse da sua empresa.

R| FONSECA – Direito de Negócios é especialista em processo de Governança Corporativa e conta com um time de especialistas que ajudam a empresas de diversos portes a crescer através desse mecanismo. Vamos conversar?

Clique aqui para falar com um especialista