Órgãos se antecipam e passam a adotar a nova Lei de Licitações

por
compartilhe

Estados e municípios têm dois anos de prazo para se adaptarem a nova Lei de Licitações – Lei nº 14.133. Porém, vários órgãos resolveram se antecipar e já estão adotando alguns pontos da lei, outros se preparam para ainda este ano ou no primeiro semestre de 2022 para seguirem as novas regras.

A nova lei de licitações trouxe inúmeras inovações que impactam a administração pública em todas as esferas, um dos temas mais importantes é aspecto do foco na governança. A nova legislação trata da obrigatoriedade de adoção de um Programa de Integridade pelo licitante vencedor de contratações de obras, serviços e fornecimentos de grande vulto e não mais apenas como critério de desempate entre licitantes, que também permanece, incentivando a adoção de programas de integridade, expandindo a ideia do Compliance por todo o âmbito das instituições públicas e privadas.

O escritório R Fonseca possui uma metodologia para oportunizar a implantação de melhores práticas de Governança Corporativa, Gestão de Riscos e Compliance, levando em consideração as especificidades (porte, segmento e necessidades) de cada empresa. Para mais informações, entre em contato com nosso time.

Fonte: https://valor.globo.com/legislacao/noticia/2021/09/16/governos-se-antecipam-e-passam-a-adotar-a-nova-lei-de-licitacoes.ghtml