Gere valor ao seu negócio com o Planejamento Tributário

Proteja sua empresa, aproveite benefícios ficais e aumente sua rentabilidade através dessa estratégia

por Douglas Castanheira
compartilhe
planejamento tributário

Não há dúvidas de que a carga tributária e custo para estar em conformidade com as exigências fiscais são pesos gigantescos para as empresas. Contudo, quando um empreendimento negligencia o seu cuidado com essas questões, o seu gasto com elas é potencializado. Uma forma de garantir tomadas de decisões corretas e atualização constante em questões tributárias, sempre garantindo o funcionamento da operação conforme a Lei, é a implementação de um programa de Planejamento Tributário.

A implementação desse programa deve ser considerada como um investimento, já que tem como objetivo a proteção do caixa (efeitos financeiros) e a liberação de recursos para investimento nas atividades principais do negócio (efeitos econômicos), mantendo a empresa segura contra riscos futuros. Por isso, é importante também fazer a Gestão de Riscos, que prospecta através de estudos quais são os caminhos mais adequados ou menos arriscados a se seguir.

 Exemplos práticos de aplicação

(a) prevenção à aplicação de multas pelo descumprimento das obrigações de entrega de informações ao Fisco, através da observância e previsão das alíquotas a serem pagas;

(b) revisão do tratamento tributário das operações da empresa, assegurando que a dinâmica das atividades não será interrompida e prejudicada por problemas alheios ao negócio principal do empreendimento;

(c) contingenciamento de riscos no aproveitamento de créditos tributários e no reconhecimento de receitas, analisando a viabilidade jurídica de reduções de tributos mediante observação de critérios específicos;

SAIBA MAIS SOBRE RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS TRIBUTÁRIO AQUI!

(d) levantamento de dados tributários para tomada de decisões estratégicas pela empresa.

Através desses passos, a empresa será capaz de ter um controle muito mais eficiente de seus gastos tributários e poderá explorar possíveis benefícios e alternativas no pagamento dos mesmos.

Benefícios diretos do Planejamento Tributário

Mas o que significa, de fato, a melhoria da administração tributária na empresa? Como isso impacta em outras áreas e no funcionamento geral do negócio?

Algumas das vantagens são: possível redução de carga tributária, localização de créditos que podem ser usados para pagar outros impostos, identificar áreas problemáticas na empresa e buscar alternativas mais rentáveis, aumentar o conhecimento do funcionamento da empresa e facilitar o olhar estratégico sobre os próximos passos a serem dados. Ou seja, essa estratégia diminui gastos e garante um fôlego no fluxo de caixa.

Portanto, o Planejamento Tributário é um instrumento gerador de valor para as empresas e contribui ativamente para a otimização de suas atividades, sendo uma forte aliada do negócio em seus planos de crescimento. Uma empresa com um planejamento tributário eficiente passa mais confiabilidade para potenciais investidores, podendo atrair ainda mais capital para si.

A equipe do R|FONSECA – Direito de Negócios está à disposição para te apresentar mais benefícios da implementação do Planejamento Tributário em sua empresa. Temos um time especializado em Direito Tributário para empresas, que pode fornecer uma consultoria especializada para seu negócio. Entre em contato para conversar com um dos nossos especialistas!

Clique aqui para falar com um especialista