7 erros na hora de declarar o imposto de renda

Veja quais erros são comuns na hora da declaração e como evitá-los, declarando o IRPF 2023 de forma correta.

por
compartilhe

Começa no dia 15 de março, sexta feira, a temporada de declaração de Imposto de Renda. Nessa época do ano, o assunto fica em alta e muito se fala sobre como fazer a declaração de forma correta, quais erros não se deve cometer, quais despesas e rendimentos devem ser declarados, etc. Entretanto, é necessário se informar através de fontes seguras e atualizadas, pois o IR sofre alterações em sua forma de ano para ano.

Leia também: IRPF 2023: novo governo e mudanças na declaração.

Pensando nisso, a equipe R|Fonseca, que conta com profissionais especialistas em Direito Tributário e Contabilidade, preparou esse artigo para alertar sobre os principais erros cometidos pelos contribuintes na declaração.

Muitos desses erros não são cometidos com a intenção de burlar a Receita; é comum que contribuintes cometam erros por puro desconhecimento da lei. Portanto, atente-se aos seguintes 5 erros para não os cometer e garantir uma declaração correta.

1. Optar pelo tipo de declaração menos vantajosa

Existem dois tipos de declaração do IR: simplificada ou completa. A completa é mais vantajosa para pessoas cujos gastos dedutíveis ultrapassam 20% de seu rendimento.

Leia também: Declaração Imposto de Renda completa ou simplificada: qual a melhor?

2. Omitir rendimentos

Não é recomendado omitir rendimentos ao fazer a declaração, pois o sistema da Receita Federal possui os dados de todas as fontes pagadoras e realizam o cruzamento de informações. Essa é a forma mais comum de cair na malha fina.

Além disso, não se deve omitir rendimentos dos dependentes, por mais que esses rendimentos ainda não sejam tributáveis.

3. Deixar para última hora

Ao fazer a declaração IRPF, caso haja alguma falha, é possível retificar contanto que ainda dentro do prazo (até 31 de maio). Portanto, não conte com a sorte e envie a sua declaração com um tempo de folga para retificá-la, se necessário.

Além disso, declarações enviadas após o prazo podem sofrer multas de 1% sobre o valor devido ao mês. O valor mínimo da multa é R$ 165,74.

4. Declarar despesas dedutíveis falsas ou sem comprovantes

Ao declarar despesas dedutíveis, como gastos com saúde e educação, é necessário comprová-las com nota fiscal ou recibo. Só dessa forma elas poderão ser deduzidas de seu rendimento.

5. Aumento de patrimônio incompatível com a renda

Quando seu patrimônio aumenta de uma maneira incompatível com sua renda ou salário, a Receita Federal pode suspeitar da conformidade desses bens. Por isso, vale a pena procurar a ajuda de profissionais para conseguir alinhar seu patrimônio em conformidade com os rendimentos declarados.

6. Erros de digitação

Parece bobo, mas esse erro é extremamente comum entre o contribuintes brasileiros e pode até mesmo te levar para a malha fina. Portanto, digite e confira as informações com atenção para evitar os erros de digitação.

7. Não declarar rendimentos de contas bancárias que não são muito usadas

Por vezes, esquecemos de incluir na declaração os rendimentos de contas bancárias que são pouco usadas. Todavia, como já dito, a Receita Federal possui acesso a esses dados e vai realizar o cruzamento de informações no sistema, então esses valores também devem ser declarados.

Ao atentar-se a esses erros, você já evita muita dor de cabeça em relação à RFB. Lembrando que, mesmo com todo o conhecimento disponível na internet acerca do IRPF, é altamente recomendado procurar um especialista para te auxiliar na declaração, sobretudo se durante o ano de 2022 você teve muitos rendimentos tributáveis.

Os especialistas em contabilidade e Direito Tributário do R|Fonseca podem te auxiliar a traçar o melhor cenário para sua declaração, para retificar rendimentos e aumento de propriedade de forma condizente tanto com a lei tanto com suas fontes de renda. Conte com a gente para fazer sua declaração de IRPF 2023! Vamos conversar?.