Liberte sua empresa das dívidas tributárias federais: descubra como reduzir e negociar com o Fisco

A alta carga tributária e a variedade de impostos no Brasil geram uma sobrecarga financeira para as empresas, resultando em dívidas fiscais que comprometem o fluxo de caixa. Recupere a saúde financeira da sua empresa com o suporte especializado.

por
compartilhe
reduzir dívidas tributárias

O Brasil enfrenta um desafio significativo em relação ao seu elevado índice de carga tributária e à ampla variedade de impostos. Essa realidade impõe às empresas uma carga pesada de dívidas fiscais, muitas vezes impossibilitando a fluidez do fluxo de caixa. 

O que é a dívida tributária  

 Quando uma empresa não realiza os pagamentos de taxas, impostos e tributos obrigatórios, ela acumula dívida fiscal. Ou seja, o contribuinte ficará com débito perante o governo, tendo que arcar com o pagamento do valor acrescido de multa e juros.  

A realidade das empresas brasileiras  

Com a pandemia da Covid-19 o país sofreu com uma redução considerável das atividades econômicas, o que contribuiu para o desgaste financeiro das empresas brasileiras. Dessa forma, principalmente as instituições mais enfraquecidas buscam maneiras de reduzir seus gastos, deixando, muitas vezes, de pagar os tributos, o que parece ser uma opção menos problemática em primeiro momento.  

Nesse sentido, a Receita deixa de arrecadar os valores desses impostos, e há uma grande ocorrência de processos administrativos, a fim de recuperar os créditos devidos. Com isso, algumas medidas precisaram ser tomadas para evitar essas consequências negativas.  

Transação Tributária  

A transação tributária serve como um acordo feito entre as partes, contribuinte e a administração tributária, a qual transforma um litígio tributário em um acordo que se baseia em concessões mútuas, com o intuito de reduzir dívidas tributárias.  

Sendo assim, a Receita oferece a desistência do processo com descontos em juros e multas e opções de parcelamento que possam ser adequadas às condições do contribuinte. Por sua vez, o contribuinte tem de desistir do processo, confessar a dívida e a disposição do pagamento nas condições apresentadas.  

Ou seja, esse instrumento se baseia em uma renegociação da dívida que estava sendo pautada em processo. Assim, não há maior intensificação das dificuldades enfrentadas pela empresa, principalmente econômicas, e torna possível à Administração receber os tributos devidos.  

Como a R Fonseca pode te auxiliar no processo da Transação Tributária?  

O escritório R Fonseca oferece auxílio para as empresas no momento de reduzir dívidas tributárias. Por isso, com o nosso serviço de Transação Tributária o contribuinte que se enquadra como pessoa física, microempresa e empresa de pequeno porte, conseguirá um desconto de até 70% do valor do débito. Para as outras empresas, a possibilidade de descontos é de até 65% 

Além disso, a Receita concede a anulação de 100% das multas e juros, deixando o valor apenas no que diz respeito ao débito originário. Isso ocorre devido ao grande peso que essas taxas têm sobre o valor da dívida, já que aumentam consideravelmente com o decorrer do tempo.  

Outro ponto importante é o parcelamento da dívida tributária em até 145 vezes, para as pessoas físicas, microempresas e empresas de pequeno porte. No caso das demais empresas, esse parcelamento ocorrerá em até 120 vezes.  

Ainda, a empresa pode solicitar um período de carência, ou seja, uma data inicial para o pagamento da primeira parcela referente à dívida. Isso é benéfico ao contribuinte pois permite que ele se organize melhor antes de iniciar a quitação do valor.  

AR|Fonsecaatua no mercado desde 2006 auxiliando empresas a economizar em tributos e conta com um time especializado de advogados tributaristas e contadores que podem ajudar a sua empresa a lucrar mais através de um Regime Especial de Tributação.  

 Dúvidas sobre a transação tributária? Fale conosco!