Reforma Tributária: Saiba como o caixa de sua empresa será afetado

Entenda como as mudanças da Reforma Tributária afetarão o caixa de sua empresa, bem como quais serão os setores mais atingidos.

por
compartilhe
reforma tributária caixa

A reforma tributária traz consigo a possibilidade de um impacto expressivo no fluxo de caixa das empresas. Embora o governo argumente que as mudanças não resultarão em um aumento geral da carga tributária, é importante ressaltar que eventuais aumentos em determinados setores podem ser compensados por reduções em outros. Estar atento a essas alterações e compreender o impacto específico no seu negócio é fundamental para uma gestão financeira eficiente.

Impostos sobre Valor Agregado (IVAs)

Os chamados Impostos sobre Valor Agregado (IVAs) serão os substitutos dos cinco tributos incidentes no consumo e atualmente vigentes no país, sendo que um será de responsabilidade da gestão compartilhada entre estados e municípios, e o outro será regido pela União.

Esse novo modelo tributário, contudo, não compreende a concessão de benefícios fiscais, não sendo de grande valia para as empresas com faturamento abaixo do limite do Simples Nacional, já que ao aderir ao IVA estariam fora do sistema simplificado e sem a possibilidade, até então, de subvenções na carga tributária.

Quem será mais afetado pela Reforma Tributária?

Uma das questões mais discutidas acerca da Reforma é o impacto que essas mudanças irão gerar no fluxo de caixa das empresas. De acordo com o governo, a carga tributária decorrente dessa Reforma terá aumento em setores exclusivos, compensado por reduções em outros. Nesse sentido, a carga tributária do país como um todo, supostamente, não aumentará.

Além disso, o alvo das mudanças está no consumo, nos impostos sobre os bens e serviços. Ou seja, empresas, prestadores de serviço e o setor das indústrias serão fortemente afetados por essas alterações. Por outro lado, os optantes pelo Simples Nacional não terão grandes impactos.

O setor de serviços, por exemplo, poderá ter a sua carga tributária majorada em até 350%, quando considerado o seguinte cenário:

A reforma tributária proposta traz mudanças significativas nas alíquotas atualmente vigentes. Enquanto a alíquota mínima para impostos como PIS/Cofins é de 3,65% e para ISS é de 2%, a reforma prevê uma alíquota estimada em 25%. Essa alteração representa um aumento substancial na carga tributária, impactando diretamente as empresas e o cenário econômico como um todo.

Essa proposta busca reestruturar o sistema tributário, simplificando e unificando impostos, mas a elevação da alíquota gera preocupações em relação ao impacto nos negócios e na competitividade das empresas.

Essa majoração desestimula o desenvolvimento e crescimento do prestador de serviços, forçando-o a manter o seu faturamento dentro dos limites do Simples Nacional.

Por todo o exposto, essas mudanças poderão afetar diretamente o caixa das empresas, alterando a distribuição de lucro e dividendos, e, sobretudo, modificar a carga tributária de diversos regimes tributários do país.

A R|Fonseca atua no mercado desde 2006 auxiliando empresas a economizar em tributos e conta com um time especializado de advogados tributaristas e contadores que podem ajudar a sua empresa. Vamos conversar?