Reforma Tributária: As mudanças e seus impactos no cenário empresarial.

Saiba como a Reforma Tributária impactará os negócios, suas principais alterações e os efeitos diferenciados para cada empresa.

por
compartilhe
reforma tributária

A Câmara dos Deputados aprovou a Reforma Tributária em apenas um dia, modificando bastante a proposta original. Isso ocorreu após um processo de negociação entre o governo, partidos políticos e representantes do empresariado. Apesar de já ter sido aprovada na primeira casa legislativa, o projeto ainda passará pelo Senado.

O que é a reforma tributária?

A Reforma Tributária é um projeto que tem como objetivo simplificar e descomplicar o cenário tributário do país, centralizando a gestão dos tributos através da Instituição do IBS (Imposto sobre bens e serviços), CBS (Contribuições sobre bens e serviços) e IS (Imposto seletivo).

Esse projeto supostamente visa a manutenção da carga tributária atual sobre o consumo, de forma que essa tributação será distribuída, ou seja, alguns serviços e produtos terão redução de carga, enquanto outros sofrerão aumento.

Quais as principais mudanças trazidas pela Reforma Tributária?

A previsão mais assertiva da Reforma Tributária consiste na suposta simplificação da tributação sobre o consumo. Isso porque, instituiu um sistema tributário não cumulativo e com tributação no destino, combatendo a guerra fiscal entre os estados.

Os impostos sobre o consumo serão fortemente alterados pela Reforma, havendo uma transição estimada em dez anos para incidência integral dos novos tributos e extinção dos substituídos.

PIS, Cofins e IPI

Esses três tributos federais serão substituídos por um futuro tributo federal, a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), o qual, assim como as demais matérias, será regulamentado por Lei Complementar, bem como terá sua arrecadação gerida pela União.

ICMS E ISS

O ICMS, imposto estadual, e o ISS, imposto municipal, serão unificados no Imposto sobre bens e serviços (IBS) gerido pelo Conselho Federativo, composto pelos entes federados.

Essa mudança ocorrerá de forma gradual, de maneira que os dois impostos substitutos serão implementados a partir do ano de 2026, sendo encerrada a transição apenas em 2032.

Todas as empresas serão afetadas pela Reforma?

A reforma tributária terá impactos diferenciados nas empresas. Para aquelas que prestam serviços e a cadeia de consumo é menor, haverá impacto relevante, observando o curto creditamento do novo imposto, tendo em vista a sua não cumulatividade.

No entanto, cerca de 90% das empresas prestadoras de serviços são optantes pelo Simples Nacional, um sistema de tributação simplificado com alíquotas menores. Como o Simples Nacional não sofrerá alterações, esses prestadores de serviços terão mudanças menos significativas na forma de fazer negócios.

Fique atento às informações e saiba como se preparar para as mudanças. Consulte nossos especialistas para orientações personalizadas sobre a Reforma Tributária.

A R|Fonseca atua no mercado desde 2006 auxiliando empresas a economizar em tributos e conta com um time especializado de advogados tributaristas e contadores que podem ajudar a sua empresa.

 

 

 

FALE COM UM ESPECIALISTA