A importância do câmbio nas importações

Nas operações de importação tanto o câmbio quanto estratégias tributárias são fundamentais para o sucesso dos negócios.

por
compartilhe
Câmbio

Se o seu ramo de negócios envolve operações de importação e exportação de produtos, certamente você está envolvido em operações de câmbio. Ou ainda, se você está pensando em abrir as portas do seu negócio para o exterior, você vai precisar saber mais sobre esse assunto.

O câmbio nada mais é do que a troca da moeda de um país pela de outro. Como por exemplo, em uma operação de sua empresa cuja compra de produtos se dá em outro país, usa-se o câmbio para trocar a moeda do real para a moeda estrangeira.

O câmbio é usado principalmente para operações de importação e exportação, operações de aporte de capital estrangeiro na empresa, aumento ou diminuição de capital, remessa de valores pessoais, compra de imóveis no exterior, investimentos, dentre outras modalidades.

A compra ou venda de moeda estrangeira se dá através da taxa de câmbio, que é a precificação da moeda estrangeira em unidades da moeda nacional, podendo ser em fração.

Provavelmente você já sabe disso.

Porém o que você, empreendedor, precisa ficar atento é sobre o serviço de câmbio que irá contratar. Em um primeiro momento e em análise rasa, é preciso estar atento aos valores do spread cambial, ou seja, na diferença entre o valor que a casa de câmbio pagou pela compra da moeda estrangeira e o valor que recebeu por esse dinheiro no momento da venda.

Mas, muito mais importante do que o valor do spread cambial, é o nível de atendimento que você irá contratar para operar o câmbio.  É nessa hora que o empreendedor precisa contar com profissionais qualificados e estudiosos do mercado para saber o melhor momento da cotação cambial e os menores valores de spread do mercado.

A assessoria de câmbio deve ser principalmente técnica, ágil, e assertiva, porque tratando-se de operações de câmbio TIME IS MONEY (tempo é dinheiro), literalmente.

Assim sendo, um bom serviço de assessoria, torna-se mais valioso do que simplesmente ter a menor cotação cambial do momento. De nada adiantaria, saber a menor cotação cambial e não ter agilidade em sua contratação, vez que minutos no mercado de câmbio fazem total diferença na operação final.

Mas como saber quais os diferenciais um profissional de câmbio deve te oferecer?

Bem, em primeiro lugar é necessário certificar-se que os profissionais possuem grande expertise no ramo de câmbio, pois só assim será possível que ele te ofereça câmbios com valores atrativos e com todos os custos já embutidos.

Para isso, é necessário que você abra o jogo com esse profissional e conte os detalhes da operação que envolverá o câmbio, o volume da operação pretendida, os valores de taxa de contrato, de onde sairão os recursos e para onde irão, qual a data da operação, dentre outras informações que são importantes para que juntos vocês construam o melhor cenário para encaixar o câmbio às necessidades da sua empresa.

Outro ponto importante que esse profissional deve te oferecer é a orientação técnica na estruturação do enquadramento e análise para aprovação da operação. Além disso, a agilidade nas respostas e no processamento e pagamento do câmbio. O tempo é crucial para as operações de câmbio, uma vez que os valores são voláteis e sofrem diversas variações. Assim sendo atrasos podem fazer a empresa pagar a mais e perder dinheiro.

Além disso, é interessante que esse profissional ofereça relatórios mensais sobre o cenário de câmbio e que tenha uma mesa de profissionais dedicada e atenta, que não se esquivará de resolver os problemas da sua empresa, seja a hora que for.

Conheça mais sobre esses serviços aqui.

Outra estratégia que as empresas, ao operarem câmbio, devem usar é hedge cambial, principalmente quando se trata de operações cujo pagamento se dará a prazo. Através das estratégias de hedge cambial é possível proteger o valor da moeda estrangeira diante da possibilidade de alterações futuras e para a mitigação do risco cambial.

São diversas as estratégias que os empreendedores podem usar para pagar menos nas operações que necessitam do câmbio. Em especial nas operações de importação, as estratégias citadas acima são usadas o tempo todo.

Assim sendo, para ter preço e competitividade no mercado interno, o importador precisa estar assessorado por profissionais que entendem do mercado e que irão se empenhar para buscar as melhores mais seguras cotações para seu cliente.

Quando falamos de importações, não só o câmbio é fundamental para o sucesso dos negócios, como também as estratégias tributárias que deverão ser pensadas e construídas dentro da legalidade para que o empreendedor pague menos e tenha segurança na hora de importar.

Uma dessas estratégias, são os benefícios fiscais. Em Minas Gerais, os importadores podem contar com o regime especial chamado corredor de importação conheça mais sobre aqui, no qual as empresas importadoras poderão postergar o pagamento do ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias) para o momento em que a mercadoria é vendida.

Através do corredor de importação as alíquotas do ICMS e ICMS-ST ficam reduzidas, pois a apuração do imposto passa a ser através do crédito presumido. Assim sendo, o percentual desse crédito será variado de 2,5% a 9,0% a depender do tipo de mercadoria e da sua destinação.

Sugerimos que leia mais sobre o assunto aqui.

O R|FONSECA – Direito de Negócios, é especialista em trazer soluções econômicas e tributárias que podem ajudar na viabilidade das operações da sua empresa. Nosso time conta com contadores, advogados tributarista e profissionais especializados em Investimentos, Banking , Seguros e Gestão de Riscos com mais de 16 anos de atuação sólida no mercado e podemos te ajudar a buscar as melhores soluções para a sua empresa. Vamos conversar?

 

Clique aqui para falar com um especialista
SERVIÇOS RELACIONADOS