Regimes Especiais de tributação podem viabilizar o planejamento estratégico da sua empresa

O planejamento estratégico é uma ferramenta eficiente para que as empresas possam traçar a rota de onde querem chegar e os regimes especiais de tributação podem ajudar nisso.

por Douglas Castanheira
compartilhe
Planejamento estratégico

Quando se fala em planejamento estratégico, a visão simplória do termo nos remete a sinônimo de ação estratégica. Porém, o planejamento estratégico abarca muito mais do que simplesmente isso. É através da execução do planejamento estratégico que a empresa terá ou não viabilidade no futuro.

São diversos fatores que a empresa deve avaliar ao iniciar um planejamento estratégico ou rever o que já existe. É necessário, primeiro, através da matriz SWOT analisar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

O planejamento estratégico deve definir com muita clareza três grandes fatores:

  1. O objetivo da empresa
  2. As ações para atingi-lo
  3. Os recursos que serão necessários.

Veja que esses três grandes fatores serão bem específicos e irão variar para cada empresa.

A tributação no planejamento estratégico

Diversos fatores e estratégias são importantes para o sucesso do seu negócio e devem ser analisados no planejamento estratégico. Desde o marketing, qualidade do produto, preço, rapidez da entrega, relacionamento com o cliente, posicionamento da marca, aceitação do produto no mercado, tributação local, dentre outros.

Assim sendo, é importante que as empresas ao realizarem o seu planejamento estratégico, tenham em mente todos esses fatores. Porém, iremos chamar a atenção para um fator em específico: a tributação.

Ousamos a dizer que sem uma boa estratégia de tributação, seu produto pode ser excelente, seu plano de negócios pode ser maravilhoso, mas dificilmente sua empresa sobreviverá a concorrência.

Isso é fato, pois a tributação influencia diretamente não só no preço final que o produto chega para os consumidores, mas também no plano estratégico da empresa, vez que tem impacto direto no fluxo de caixa.

Dentro da matriz SWOT, podemos analisar o viés da tributação em qualquer um dos quatro pilares: força, fraqueza, oportunidade e ameaça. Isso irá depender de como o seu negócio funciona.

Vamos explicar melhor!

A tributação na matriz SWOT

A tributação analisada no campo da força pode estar ligada ao plano de expansão da empresa, pois, proporcionalmente, quanto mais se vende mais impostos se pagam.

Por exemplo, se a sua empresa opera pelo no Simples Nacional e o plano estratégico prevê o aumento do faturamento anual para R$ 10 milhões, será necessário um estudo de viabilidade para que a mudança do regime de tributação seja uma força para a alavancagem dos negócios.

Já no campo da fraqueza, a tributação pode ser analisada nas várias etapas da operação que geram a incidência de tributos. Nesse ponto a carga tributária pode chegar a superar a margem de lucro, gerando prejuízo e impedindo que a sua empresa possa mexer no preço dos produtos.

No campo das ameaças, temos as notificações, autuações, fiscalizações, processos judiciais e multas que podem surgir nos casos de desobediência a legislação tributária. Esses imbróglios podem gerar significativo impacto ao seu negócio, e por isso é necessário sempre observar e cumprir a risca todas as obrigações acessórias e burocracias tributárias.

Por fim, e mais importante, a tributação pode ser vista como uma oportunidade! Difícil de imaginar, não é mesmo?

Mas sim, a tributação poderá ser uma oportunidade dentro do seu planejamento estratégico a partir do momento em que a sua empresa estiver aproveitando benefícios fiscais e regimes especiais de tributação.

É enxergando a tributação como uma oportunidade que é possível integrá-la as ações do planejamento estratégico da empresa. Os regimes especiais podem e devem ser utilizados para viabilizar seu planejamento estratégico.

O que são regimes especiais?

O Regime Especial de Tributação (RET) é uma modalidade de tributação na qual determinadas atividades e empresas poderão ter tratamento diferenciado no recolhimento e cumprimento de suas obrigações fiscais. Essa modalidade especial é concedida pelo fisco aos contribuintes de determinada atividade em específico e desde que sejam cumpridos os requisitos pertinentes.

O tratamento diferenciado é extremamente benéfico ao contribuinte e pode, em muitos casos, gerar para as empresas significativa redução dos impostos, alívio no fluxo de caixa e competitividade de preços no mercado.

Existem diversos regimes especiais de tributação e eles variam de estado para estado. Se você quiser conhecer mais sobre os regimes especiais de Minas Gerais, sugerimos que leia mais sobre o assunto aqui.

Como aproveitá-los?

Para aproveitar os regimes especiais de tributação é necessário um estudo de viabilidade da operação da sua empresa por profissionais especializados, pois existem diversos regimes especiais e, geralmente, estão divididos por áreas de mercado.

O especialista será determinante para realizar uma análise inicial dos produtos comercializados, da operação e do segmento econômico ao qual a empresa pertence, e assim poderá avaliar qual regime é mais benéfico.

A R|Fonseca atua no mercado desde 2006 auxiliando empresas a viabilizar o planejamento estratégico através da tributação. Contamos com um time especializado de advogados tributaristas e contadores que podem ajudar a sua empresa a viabilizar o seu planejamento estratégico e a lucrar mais através de um Regime Especial de Tributação. Vamos conversar?

Clique aqui para falar com um especialista