Vantagens do operador logístico em Minas Gerais

Conheça mais sobre os benefícios exclusivos em MG para o operador logístico.

por
compartilhe
vantagens operador logistico mg

O operador logístico é a empresa responsável por fazer a operação logística de transporte, armazenamento e gestão de estoque para seus clientes, que são outras empresas. Em um cenário cada vez mais moderno e tecnológico, o mercado consumidor busca cada vez mais consumir de negócios que realizem suas operações com agilidade e baixos custos, pressionando para que as empresas otimizem sua logística. Assim, cada vez mais, operadores logísticos são buscados para terceirizar essa tarefa complexa.

Tendo em vista a relevância desse setor e enxergando a possibilidade de desenvolvimento econômico, bem como da atração de novos investimentos, o estado de Minas fornece um benefício especial voltado ao operador logístico. Esse benefício é um Regime Especial chamado Tratamento Tributário Setorial – Operador Logístico, e busca fornecer benefícios comerciais para os contribuintes que aderirem a ele.

Caso você seja dono ou esteja pensando em investir em um Operador Logístico, vale a pena considerar a opção de trazê-lo para Minas Gerais, um estado com cada vez mais demanda por empresas desse setor e cujo governo busca se aproximar das empresas – fornecendo benefícios e condições exclusivas.

Através do TTS/Operador Logístico, é possível que seus clientes tenham acesso facilitado aos outros TTS, como TTS/E-commerce e TTS/Corredor de Importação, sob a “tutela” da sua empresa. Dessa forma, as empresas que possuem vínculos com o Operador Logístico conseguem acesso facilitado a diversos benefícios tributários, como:

Redução das alíquotas efetivas do ICMS

O ICMS é um imposto estadual, que incide sobre a circulação de mercadorias e serviços, e cujas alíquotas podem ser reduzidas através de um dos Tratamentos Tributários Setoriais.

Diferimento do ICMS

O ICMS geralmente é recolhido na entrada (aquisição do produto), significando um gasto precoce para as empresas, que devem desembolsar altos valores para adquirir mercadorias que ainda podem demorar a serem vendidas; com o TTS, é possível postergar esse pagamento do ICMS apenas para o momento da venda.

Substituição do sistema de crédito e débito pelo crédito presumido de ICMS

Assim com o tópico anterior, esse método evita que seja necessário arcar com despesas referentes ao ICMS na compra de um novo produto, e evita o acúmulo de crédito de ICMS, também chamado de “moeda podre”.

A “moeda podre” acontece pelo sistema de crédito e débito quando o valor pago de ICMS na aquisição do produto é maior do que o valor total que deveria ser pago na venda, representando uma despesa cujo valor fica nas mãos do estado e não retorna para o contribuinte. No próximo tópico, veremos como esses créditos podem ser resgatados através do TTS.

Pagamento do ICMS com créditos acumulados em operações anteriores

Os créditos citados anteriormente (moeda podre) são créditos de ICMS que sua empresa pode ter acumulado e não ter feito uso. Com os TTS, é possível resgatar esses créditos acumulados que representavam apenas uma perda financeira para a empresa, e convertê-los em pagamento para os próximos recolhimentos do ICMS.

Favorecimento do fluxo de caixa da empresa

Diante de todos esses benefícios, se torna claro que a empresa beneficiada, além de economizar enormes valores em tributos, também terá sua gestão facilitada, gerando um fluxo de caixa mais saudável e limpo.

Todos esses benefícios que podem ser concedidos aos clientes do operador logístico se tornam um enorme diferencial que fará sua empresa se destacar da concorrência, ajudará a fidelizar clientes bem como atrair novos. Por isso, não perca tempo e aproveite esse benefício exclusivo de Minas Gerais para se tornar referência no mercado da logística.

O R|Fonseca conta com um time de especialistas que irá te acompanhar durante a adesão ao TTS/Operador Logístico, enxergando como seu negócio poderá se beneficiar ao máximo desse benefício. Vamos conversar?

Clque aqui para falar com um especialista